Psicoterapia online: tecnologia ao encontro do bem-estar

Atualizado: 4 de Out de 2020

Você se sente insatisfeito com algo na sua vida e gostaria de ajuda, mas tem uma rotina muito corrida e incerta para se comprometer com idas semanais ao consultório do psicólogo? A psicoterapia online pode ser a solução ideal para você! Saiba mais sobre psicoterapia e essa modalidade de atendimento nesse artigo.


A vida em tempos modernos traz uma sobrecarga de atividades e de responsabilidades que muitas vezes tem como consequência horários ocupados em uma rotina que começa antes do primeiro raio de sol e vai até bem depois que o sol se pôs. Vivendo nessa correria, quase que de maneira automática, não sobra tempo de cuidar de si e de fazer coisas que realmente te gerem bem-estar.


Se você se identifica nessa descrição e não está satisfeito com levar essa vida, sente que ela te gera incômodos, como problemas de relacionamento ou consigo mesmo, mas se sente preso e não sabe como mudar, saiba que a psicoterapia online pode ser exatamente a mão amiga que você precisa para te apoiar a sair dessas situações.


O objetivo principal da psicoterapia é melhorar a sua qualidade de vida, relacionamentos e promover bem-estar.

O Psicólogo, responsável por conduzir uma sessão de psicoterapia online ou presencial, é um profissional registrado no Conselho Federal de Psicologia e com uma formação universitária em psicologia. Essa instrução lhe preparou em profundidade de compreensão e técnicas para lidar com aspectos mentais, emocionais, comportamentais e sociais do processo de desenvolvimento humano e da vivência individual de cada pessoa. O Psicólogo é o profissional apto a cuidar da sua saúde mental, te apoiando na busca de relações satisfatórias, qualidade de vida e bem-estar.


A sessão de psicoterapia é um espaço seguro onde o sigilo é garantido e o paciente/cliente pode falar livremente sobre sua história, experiências, traumas e questões para refletir, com o apoio do Psicólogo, sobre seus pensamentos, emoções e comportamentos e conceber formas diferentes e criativas de lidar com incômodos e levar a vida de uma maneira mais leve. Existem várias abordagens da Psicologia, por exemplo psicanálise, gestalt-terapia, cognitivo-comportamental, entre várias outras, que são formas de conceber o espaço psicoterapêutico baseado em maneiras diferentes de olhar para o homem e o mundo, é importante você buscar aquela com a qual você se identifica mais.


A psicoterapia te ajuda a olhar com mais amor para sua essência, valores, talentos, qualidades e conquistas e com mais compaixão para suas dificuldades, fraquezas e erros.

A psicoterapia online é a realização desses atendimentos psicológicos por meio de ferramentas de tecnologia. Ou seja, você não precisa se deslocar até o consultório e tem uma maior flexibilidade de horários, o que é uma grande ajuda para quem tem uma rotina corrida ou viaja muito a trabalho. Essa modalidade é autorizada e regulada pela resolução nº 11/2018 do CFP (Conselho Federal de Psicologia) para garantir que o atendimento seja realizado com base no código de ética da profissão, garantindo segurança da informação e sigilo. É obrigatório que o psicólogo faça um cadastro especial, o e-Psi, junto ao CFP para poder atender online, pois precisa demonstrar que os preceitos éticos serão respeitados.

Os meios de atendimentos são chamadas de vídeo, mensagens, e-mails, etc, sendo o primeiro o meio que eu utilizo para a realização da psicoterapia online. É preciso apenas que você tenha a sua disposição um dispositivo onde possa realizar chamadas (como computador, tablet, ou celular), um espaço em que tenha privacidade e não seja interrompido e, caso ache preferível, fones de ouvido.


Vale destacar que, de acordo com a resolução nº 11/2018 do CFP, para pessoas em situação de urgência/emergência, como pessoas em situação de violação de direitos, violência, crises, e grupos em situação de emergência ou desastres, os atendimentos online são inadequados e é necessário realizar atendimentos presenciais.


Agora que você já entendeu melhor sobre a psicoterapia e a modalidade de atendimento online, pode decidir se ela é a mais adequada para você nesse momento. Caso queira experimentar te convido a me enviar uma mensagem clicando aqui para que possamos agendar uma sessão de teste, sem compromisso.


Permita-se cuidar de si como você cuida de outros! Deixe-me apoiá-la(o) a viver com mais intencionalidade uma vida mais autêntica, com mais bem-estar, qualidade e leveza. Agende agora sua sessão.



Por Beatriz Zanetti (CRP - 01/19319) - Psicóloga pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação para Carreira pela Universidade Livre de Bruxelas. Dedica-se a auxiliar quem vive transições de vida e carreira, na busca por felicidade, presença e equilíbrio, no Brasil ou no exterior. Atendimentos em português e inglês.


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo