top of page

O que é Mindfulness e como essa prática pode te ajudar?

Atualizado: 22 de jun. de 2021

Nesse artigo te conto o que é Mindfulness, ou Plena Atenção como é chamada em português, quais os benefícios e habilidades resultantes dessa prática e ao final te dou um presente para você experimentar essa técnica ainda hoje!


Praticar Mindfulness é trazer intencionalmente a consciência para sua experiência aqui e agora com abertura, interesse e receptividade. É viver o momento presente, é se engajar totalmente no que está fazendo sem se "perder" nos seus pensamentos, é permitir que seus sentimentos sejam o que são, sem tentar controlá-los.


Pesquisas científicas indicam que a prática diária de ao menos 10 minutos de Plena Atenção traz benefícios para o sistema neurológico, e favorece uma diminuição da reatividade cognitiva, ou seja pode te ajudar a criar uma nova (e menos reativa) maneira de se relacionar com os seus pensamentos e experiências.


Isso acontece, pois ao praticar você trabalha no desenvolvimento de 04 habilidades:


  1. Aceitação: aceitar as coisas como elas são, sem fazer julgamentos sobre elas, ou tentar controlá-las.

  2. Difusão Cognitiva: se perceber além de suas experiências, sentimentos e pensamentos. Você vive, pensa e sente, mas você não é o momento que vive, seu pensamento e suas emoções; essas são apenas experiências externas e internas que você está tendo.

  3. Contato com o presente: intencionalmente trazer a sua consciência, atenção e foco para o momento presente, estando aberto e receptivo ao que está acontecendo.

  4. Você como observador: adotar uma postura de observador frente a si, a seus diálogos internos, a suas emoções. Nem todo pensamento e emoção leva a uma ação, mas você pode observá-los e ver o que eles te mostram sobre você.

Como praticar Mindfulness


Você pode praticar tirando um momento do seu dia para realizar o que chamamos de "práticas formais" de Plena Atenção, ou pode realizar "práticas informais" ao longo do seu dia, estando presente dessa maneira enquanto realiza tarefas rotineiras como, por exemplo, escovar os dentes, comer ou brincar com seus filhos.


As práticas chamadas formais, são um momento em que você vai realizar uma atividade com o objetivo de praticar a Plena Atenção. Poderia ser sentar em silêncio e prestar atenção na sua respiração, ou nos sons ao seu redor, por exemplo. Elas podem ter a duração que você quiser, sendo que no início as pessoas costumam achar mais possível fazer essa atividade por 02 ou 03 minutos e com o tempo sentem que podem ir aumentando essa duração.

É importante frisar que não existe uma maneira certa de se sentir ao realizar essa atividade. Isso pode variar de acordo com cada pessoa e também de acordo com o momento e contexto.

Se interessou pelo Mindfulness e quer ver como é essa experiência para você? Então, deixo aqui um presente para você: um passo a passo simples de como praticar Plena Atenção com foco na sua respiração! Clique aqui para baixar.


Permita-se experimentar a Plena Atenção e me conte o que você achou :)


Quer saber mais sobre Mindfulness e outras técnicas que podem te ajudar a cuidar de si como você cuida de outros? Deixe-me apoiá-la(o) a viver com mais intencionalidade uma vida com mais autenticidade, bem-estar, qualidade e leveza. Agende agora sua sessão.


Por Beatriz Zanetti (CRP - 01/19319) - Psicóloga pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação para Carreira pela Universidade Livre de Bruxelas. Dedica-se a auxiliar quem vive transições de vida e carreira, na busca por felicidade, presença e equilíbrio, no Brasil ou no exterior. Atendimentos em português e inglês.


29 visualizações0 comentário
bottom of page