Saúde mental e exercícios físicos: 09 ganhos para sua saúde ao seu alcance

Atualizado: 4 de Out de 2020

Seu corpo e sua mente são um só, eles trabalham juntos e se influenciam. Por isso, é importante adotar práticas de autocuidado que te beneficiem como um todo, o exercício físico é uma delas. Saiba como eles contribuem para sua saúde mental nesse artigo.


A Organização Mundial de Saúde define saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Nessa visão integral, fica clara a interdependência e conexão entre nossa mente, corpo e contexto. Além disso, destaca-se um bem-estar que está além da ausência de doenças, visão que encontramos na base da Psicologia Positiva.


Martin Seligman (2011), um dos criadores dessa abordagem, define bem-estar como ausência de depressão e presença de estados cognitivos e emocionais positivos, que podem ser observados pela presença de: 1. Emoções positivas; 2. Engajamento; 3. Sentido na vida; 4. Realização positiva; e 5. Relacionamentos positivos com outros indivíduos.


Observando esses fatores, percebe-se que alguns são subjetivos e outros objetivos, e que o bem-estar não existe somente no pensamento: o modo como você escolhe viver tem o poder de maximizar todos esses cinco elementos e aumentar sua percepção de bem-estar, e consequentemente, sua saúde (Camalionte et al., 2017).


O exercício físico, é uma das experiências positivas que você pode intencionalmente adicionar a sua rotina e colher inúmeros benefícios! Listo abaixo, o que pesquisas científicas mostram que sua saúde mental ganha com a prática de atividade física:


Benefícios a nível fisiológico:

  1. Aumento da quantidade de vasos sanguíneos no córtex pré-frontal, gerando melhora no desempenho dessa área do cérebro responsável por fatores da sua cognição como atenção e tomada de decisão;

  2. Estímulo do hipocampo, responsável pela sua memória longo prazo, com aumento da produção de novos neurônios (neuroregeneração), o que pode ser um fator de proteção contra doenças degenerativas;

  3. Liberação de substâncias (exemplo: noradrenalina, serotonina, dopamina, endorfina) que influenciam seu estado de humor, qualidade do sono, flexibilidade cognitiva, nível e resposta ao estresse.

Benefícios a nível psicológico:

  1. Aumento percepção de felicidade e diminuição da percepção de solidão (no curto e longo prazo);

  2. Diminuição de pensamentos repetitivos (ruminação) e melhora nos níveis de ansiedade;

  3. Aumento do sentimento de auto-eficácia, que te traz a sensação de "eu sou capaz" e beneficia a sua auto-confiança;

  4. Melhora do amor próprio e da auto-imagem quando o exercício é visto como um ato de autocuidado feito por uma saúde melhor e amor ao corpo.

Benefícios a nível social:

  1. Aumento da rede social;

  2. Aumento da percepção de pertencimento e conexão.


Profissional que trabalha diariamente guiando seus alunos a adotarem esse hábito tão benéfico, o Personal Trainer Alisson Campos compartilha o que vê na prática:

"Os inúmeros benefícios do exercício físico, tanto os mentais (como redução significativa do estresse e controle da ansiedade), quanto os corporais (como ganho de força e flexibilidade muscular, combate de doenças crônicas, melhoria do sistema respiratório, controle do peso) são responsáveis por proporcionar uma vida de liberdade, independência e auto estima. Eles permitem à pessoa que pratica rotineiramente exercícios vivenciar momentos únicos, com seus filhos, netos e amigos. Por isso, considero que uma vida plena só é possível a quem coloca seu corpo em movimento."

No vídeo abaixo, Magda Cavalcante, aluna do Professor Alisson, conta sua história e traz uma mensagem inspiradora para você ao compartilhar os benefícios que teve em sua saúde nos níveis físico, mental e social e como viu sua vida se transformar com a prática de atividades físicas:


E então, deu ou não vontade de levantar agora e ir fazer alguma atividade física? Todos esses benefícios estão ao seu alcance! Comece hoje!


Tem alguma pergunta sobre esse assunto? Me manda uma mensagem :)

E se você sente dificuldades para praticar atividades físicas, não consegue começar ou manter esse hábito, pode ser uma boa ideia pensar mais a fundo sobre o que tem te impedido. Conte comigo para isso! Deixe-me apoiá-la(o) a viver com mais intencionalidade uma vida mais autêntica, com mais bem-estar, qualidade e leveza. Agende agora sua sessão.

Por Beatriz Zanetti (CRP - 01/19319) - Psicóloga pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação para Carreira pela Universidade Livre de Bruxelas. Dedica-se a auxiliar quem vive transições de vida e carreira, na busca por felicidade, presença e equilíbrio, no Brasil ou no exterior. Atendimentos em português e inglês.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo