05 DICAS PARA O PLANEJAMENTO DE ANO NOVO

O ano novo chegou e você não começou a planejar, ou está com dificuldades? É importante conhecer a meta para aproveitar o percurso. Quantas vezes você já caminhou sem destino, demorou a chegar onde queria, ou se perdeu fazendo o que não era importante?


Metas e prioridades bem definidas ajudam a criar um bom planejamento diário, o que significa que é a mudança NO PRESENTE que te leva para onde você quer. Por isso, a importância dessa definição clara e da reflexão sobre o alinhamento do seu dia-a-dia ao que deseja alcançar.


Nesse artigo você vai encontrar 05 dicas que vão te auxiliar nessa tarefa. Elas foram baseadas em técnicas e ferramentas, como a ferramenta Roda da Vida, a matriz SWOT, o método SMART de definição de objetivos, a técnica GTD de gestão do tempo e a ferramenta GRROW para construção de planos de ação.


1. Avalie como tem se dedicado às áreas da sua vida e como gostaria de se dedicar em 2021. Perceba as que não estão recebendo a relevância que você gostaria;

A Roda da vida pode te inspirar nos 02 passos.

2. Para essas áreas pergunte: O que você quer/precisa fazer para sentir que está mais próximo a como gostaria de se sentir em relação a essa área? Liste 03 metas de ações;


3. Agora se pergunte sobre essas metas para especificá-las: Por que isso é importante PARA VOCÊ? Até quando deve ser feito? Quanto você irá gastar de recursos (tempo, dinheiro,...)? Onde será feito? Quem está envolvido? Como acontecerá: precisa de planejamento?


4. Faça uma análise crítica de cada meta: o que você já faz hoje e recursos existentes na sua realidade que são oportunidades para te auxiliar a desenvolver essa meta. Como você poderia usar isso a seu favor? E quais seriam os desafios pessoais e ameaças do seu contexto que poderiam te afastar da realização? Como você poderia lidar com isso para não te atrapalhar?


5. Crie um plano de ação, FAÇA e PERSISTA! Um ótimo planejamento não é NADA sem ação e continuidade. Por isso, comece hoje mesmo a realizar ações que vão te aproximar do que você deseja.



Não se iluda com a empolgação do início (ela acaba!), busque ver o sentido PARA VOCÊ do que está fazendo. Assim pode fortalecer sua persistência e continuar buscando AGIR rumo ao seu objetivo, sempre da melhor maneira que for possível e realista para você no momento presente. Use a técnica Getting Things Done do David Allen para gerir seu tempo e criar uma rotina que funciona para você. Você consegue!


Agora me conta: Como você se planeja? Já fez algo parecido com isso? O que achou que mais pode te ajudar das dicas desse artigo?


Se ficou alguma dúvida ou se você acredita que precisa de apoio para colocar em prática, me mande uma mensagem, estou à disposição, deixe-me apoiá-la(o). Agende agora sua sessão!


Escrito por:


Beatriz Zanetti (CRP - 01/19319) - Psicóloga pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação para Carreira pela Universidade Livre de Bruxelas. Dedica-se a auxiliar quem vive transições de vida e carreira, na busca por felicidade, presença e equilíbrio, no Brasil ou no exterior. Atendimentos em português e inglês.


Stephanie Marques - Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário IESB. Entusiasmada em aprender sobre o ser humano e o mundo, vê a escrita e a leitura como formas de disseminar o conhecimento.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo